sábado, 26 de maio de 2012

Instalando o Kernel Linux 3.4 no Ubuntu

Depois de sete release candidates, Linus Torvalds liberou a versão 3.4 do Kernel Linux esse final de semana, e de acordo com alguns benchmarks, usuários com GPUs Sandy Bridge da Intel ficarão muito felizes com essa atualização.


World of Padman teve um aumento de 14 pontos no seu FPS

World of Padman teve um aumento de 14 pontos no seu FPS com o Kernel Linux 3.4
O ganho de performance para a linha de GPUs da Intel, Sandy e Ivy Bridge, parece ser bem interessante. Em certos testes a atualização do kernel para a versão 3.4 chegou a aumentar o FPS em 14 pontos! E já que estamos falando em Intel, essa versão do kernel também marca o início do suporte ao chipset Medfield da empresa, a aposta da Intel para o mundo mobile.
Creio que o Ubuntu Phone irá rodar em processadores ARM, visto que no Ubuntu Developer Summit desse ano a Canonical mostrou avanços significativos na velocidade do Ubuntu nesses processadores, mas quem sabe veremos um Ubuntu Phone rodando em processadores Medfield também?
O suporte ao sistema de arquivos Btrfs também recebeu melhorias, o que é ótimo visto que ele poderá substituir o ext4 no Ubuntu 13.04 ou 13.10. Também vale citar o começo do suporte a Nvidia GeForce 600 e suporte total a RadeonHD 7xxx e a série Trinity APU.


Kernel Linux 3.4 trouxe melhorias para as três principais marcas de GPU
Além das melhorias já citadas, temos as costumeiras melhorias do gerenciamento de memória, melhorias na virtualização Xen e no sistema de arquivos ext4, entre outras coisas. A lista com todas as novidades pode ser encontrada no site Kernel Newbies.
Gostou das novidades e quer fazer a instalação no seu Ubuntu? Então vamos lá! (:

Instalando o Kernel Linux 3.4 no Ubuntu 12.04 ou anterior

xorg-edgers: tenha cuidado ao usar!
Antes de fazer a instalação é necessário estar ciente de que atualizações de kernel PODEM afetar seu computador de uma forma ruim. É difícil acontecer? É, mas há sempre a possibilidade.
Os drivers de vídeo, som e rede proprietários podem ter a necessidade de serem instalados novamente e ou pior ainda, os mesmos podem não oferecer mais a possibilidade de serem instalados! Não nos responsabilizamos por qualquer problema ocorrido na atualização, você está avisado. Mas podemos tentar ajudar, afinal, estamos aqui para isso (:
Obs: como notado aqui nos comentários, usuários com placas de rede wireless da Broadcom não estão conseguindo fazer a instalação do driver. Eu avisei.


Via interface gráfica

Não gosta de usar o terminal? Acha ele um monstro de sete cabeças? Sem problemas. Como dito anteriormente, todos os nossos tutoriais ensinarão como fazer a instalação usando a interface gráfica também. Os tutoriais antigos serão reescritos e terão essa opção em breve.

Instalando o Kernel Linux 3.4 no Ubuntu

O primeiro passo é fazer o download dos arquivos de instalação do Kernel Linux 3.4
O primeiro passa é fazer o download dos arquivos .deb do kernel. Selecione os arquivos de acordo com a versão do Ubuntu que estiver usando. Caso não saiba qual é, leia este tutorial.
Com os três arquivos da sua versão em mãos, dê dois cliques no arquivo linux-headers-3.4.0-030400_3.4.0-030400.201205210521_all.deb e a Central de programas do Ubuntu irá abrir. Agora basta clicar em instalar e repetir os passos com os outros arquivos.

Instalando o Kernel Linux 3.4 no Ubuntu

Kernel 3.4 instalado com sucesso no Ubuntu 12.04 "Precise Pangolin" :)
E você achando que para atualizar o kernel era preciso compila-lo né? (:
Após reiniciar a máquina e ter certeza de que tudo está funcionando direito, recomendo apagar os arquivos do kernel anterior, visto que você não irá usa-lo. Recomendo o Ubuntu Tweak para a tarefa, um software que além de fazer limpeza no seu sistema, também é usado para personaliza-lo.

Instalando o Kernel Linux 3.4 no Ubuntu

Use o Ubuntu Tweak para apagar os kerneis antigos e liberar espaço no HD :)
O que acharam das novidades? Vão fazer a atualização do kernel ou ficarão com o padrão do Ubuntu mesmo? A performance e autonomia da bateria melhoraram? Deixem seus comentários abaixo!

Fonte: www.ubuntubrsc.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário