terça-feira, 26 de junho de 2012

Steam e Engine Source são confirmadas para o Linux

Este é, provavelmente, um dos melhores dias Linux da minha vida. É com grande prazer que anuncio que a Valve está mesmo trazendo a Steam e a engine source para o Linux, e que os planos da empresa para nosso sistema operacional vão muito além de apenas isso.
Confirmado os rumores anteriores, Michael Larabel (do blog Phoronix) foi convidado por Gabe Newell (fundador da Valve) a fazer um tour pelas instalações da Valve e, pasmem, testar o cliente Linux da Steam. Michael foi chamado por sua vasta experiência com Linux gaming e por ajudar Gabe com indicações de pessoas capazes de fazerem maravilhas com o OpenGL.
O que ele viu no seu passeio? O céu para os Linux gamers. A Valve está trabalhando em um port de Left for Dead 2 no momento, e ele já funciona nativamente no Ubuntu 11.10, além do cliente da Steam já estar basicamente pronto.
Steam e Engine Source são confirmadas para o Linux

Left 4 Dead 2 rodando nativamente no Ubuntu 11.10Oneiric Ocelot
Mas se isso já não fosse suficiente, Gabe parece realmente interessado no Linux e chegou até a falar mal do Windows por horas! Segundo Michael, os planos da Valve para o Linux vão muito além de um simples cliente nativo da Steam, apesar de ele não ter permissão de revelá-los.
Já comentei aqui sobre a possibilidade do console da Valve rodar Linux e agora isso faz mais sentido ainda. Com a confirmação de que teremos a Steam no Linux e até com imagens da coisa toda, é fácil juntar as peças e notar que a SteamBox, que é sabido terá uma plataforma aberta, poderá mesmo rodar no pinguim.
De acordo com Michael, o cliente Linux sai ainda este ano. Agora é esperar e babar com as imagens que ele liberou (:
Steam e Engine Source são confirmadas para o Linux
Para maiores informações, sugiro que leiam o post no blog Phoronix. Lembrando que ele está em inglês, mas as informações importantes foram trazidas pra cá. Steam no Linux, posso morrer feliz agora.
O que você achou leitor? O que isso significa para o mundo Linux como um todo? Quem quer se juntar a mim no treinamento para o apocalipse Zumbi? Deixem seus comentários, quero ouvir a opinião de todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário